HISTORIAL DO ISCED DO SUMBE

O Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS) emana do “Pólo Universitário do Cuanza Sul”, que tinha sido criado em 1999, pertencente na altura à Universidade Agostinho Neto (única universidade pública na época). O redimensionamento da Universidade Agostinho Neto e o consequente surgimento das regiões académicas, no ano de 2009 o Cuanza Sul foi inserido na Região Académica II, sob a égide da Universidade Katyavala Bwila (UKB), com sede em Benguela. Foi deste modo que o Pólo Universitário se transformou em Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul como uma das Unidades Orgânicas da UKB.

As actividades lectivas iniciaram em 2001, com 107 estudantes distribuídos nos cursos de licenciatura em ensino da Pedagogia e ensino da Psicologia. Em 2002 iniciaram os cursos de ensino da História e ensino da Matemática e em 2003 o curso de ensino de Geografia. Em 2018, iniciaram os cursos de licenciatura em Ensino da Química e Ensino da Sociologia e em 2020 o curso de Ensino da Língua Portuguesa.

Actualmente, o ISCED CS ministra oito cursos de licenciatura (Ensino da Psicologia, Pedagogia, Matemática, Química, História, Geografia, Sociologia, Língua Portuguesa) e três cursos de mestrado: Mestrado em Educação Pré-Escolar; o qual teve início no ano de 2013 e já vai na sua 3ª edição; Mestrado em Ensino Primário e Mestrado em Ciências da Educação, contemplando este último quatro especializações: Ensino da Matemática, Ensino de Língua portuguesa, Ensino de Geografia e Ensino de História.

A Instituição tem neste momento um universo de 2.262 estudantes matriculados nos cursos de licenciatura e 162 nos cursos de pós graduação. O quadro docente é constituído por 18 Doutores, 26 Mestres e 21 licenciados. Quanto aos egressos, até ao presente momento foram lançados no mercado de trabalho 2.385 licenciados dos quais 883 em educação primária e 46 mestres em educação Pré – Escolar.

Nesses 20 anos de trabalho de formação, o ISCED CS, aliado em parcerias internacionais, tem sido uma das principais instituições ao serviço da formação de professores com qualificações superiores na província, na região e no país. Deste modo, vem acumulando experiência necessária para a criação e implantação de mais um nível de formação: o doutoramento.

Momentos Históricos

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