O Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar, foi criado nos termos do Decreto Executivo N.º 371/12, de 20 de Setembro e reeditado nos termos do Decreto Executivo N.º 35/17, de 27 de Janeiro que vai nesse momento na sua 3.ª edição.

Perfil de entrada

  1. Os candidatos ao Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar devem apresentar como perfil de entrada o documento que ateste c conclusão da Licenciatura em Ciências de Educação ou em áreas equivalentes, com média igual ou superior a 14 valores.
  2. Os candidatos que preencham o perfil referido no ponto anterior podem inscrever-se no Curso de Mestrado, desde que aprovem no exame de acesso e apresentem um projecto de investigação alinhado com o respectivo plano de estudo, aprovado pelo Decreto Executivo N.º 35/17, de 27 de Janeiro.

Concessão do Grau de Mestre

A concessão do Grau Académico de Mestre em Educação Pré-escolar pressupõe a verificação e a conclusão dos seguintes actos:

  1. a) A frequência e a aprovação nas unidades curriculares que integram as actividades académicas presenciais do Curso de Mestrado;
  2. b) A realização das actividades de investigação científicas inerentes ao Curso de Mestrado;
  3. c) A elaboração e a apresentação de uma dissertação escrita, que deve ser objecto de defesa e aprovação perante o júri constituído para o efeito.

Perfil de Saída

Após a conclusão do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar o estudante adquire um perfil de saída que reúne as seguintes competências:

  1. a) Desenvolver uma sólida formação teórica, prática e metodológica que integre e valorize a experiência adquirida na área de Educação Pré-escolar;
  2. b) Desenvolver e consolidar atitudes , competências e saberes da pedagogia da infância através da organização e funcionamento do ambiente educativo;
  3. c) Desenvolver uma sólida formação na concepção de dispositivos educativos;
  4. d) Elaborar propostas curriculares globalizantes e significantes na área de Educação de Infância;
  5. e) Desenvolver investigação científica no domínio da Educação de Infância;
  6. f) Gerir projectos de criação de Centros Educacionais;
  7. g) Assessorar os gestores de Instituições Escolares;
  8. h) Conceber normativos de Sistemas de Educação.

Campo de actuação

O Mestre em Educação Pré-escolar deve, dentre outros, desenvolver a sua actividade profissional nos seguintes campos:

  1. a) Instituições de Ensino Superior;
  2. b) Instituições de Ensino Geral;
  3. c) Instituições de Investigação Científica;
  4. d) Empresas de Consultoria Educacionais;
  5. e) Mediatecas na respectiva especialidades;
  6. f) Organizações Não-Governamentais.
Disciplina T TP P HS Hsem
Tendências Psico-Pedagógicas Contemporânea 2 2 4 64
Metodologia de Investigação em Educação 3 2 5 80
Sociologia da Educação e das Culturas Africanas 3 2 5 80
Teorias e Desenolvimento Curriculares 2 2 4 64
Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem 2 2 4 64
Literatura Infantil e Património Oral 2 2 4 64
Ciências da Natureza na Educação Pré-Escolar 2 1 6 9 144

                                                                                                                                IIº Semestre

Disciplina T TP P HS Hsem
Metodologia do Desenvolvvimento da Língua Portuguesa 2 2 4 64
Medotologia do Ensino da Matemática e Desenvolvimento do Raciocínio Lógico 3 2 5 80
Expressão Motora 1 2 6 5 80
Expressão Plástica 1 2 6 5 80
Expressão Musical 1 2 6 5 80
Expressão Dramática 1 2 6 5 80
Prática de Supervisão Pedagógica nos Centros Infantis 1 8 4 64
Disciplina T TP P HS Hsem
Elaboração do Projecto da Dissertação 5 5 10 160
Desenvolvimento da Investigação Orientada 6 4 10 20 320
Estágio 15 15 240

                                                                                                                                IIº Semestre

Disciplina T TP P HS Hsem
Seminário da Dissertação 5 15 20 320
Desenvolvimento da Investigação Orientada 6 4 10 20 320
Elaboração da Dissertação e Defesa 2 3 5 80